A FAMILIA NOS MOLDES DA PALAVRA DE DEUS

 

 

Estaremos abordando neste compendio, um importante assunto que sem dúvidas é um dos mais preciosos da Bíblia Sagrada.

 

Estaremos segundo as recomendações escriturísticas verificando tópicos basilares imprescindíveis de estrutura e manutenção familiar ignorados pela sociedade moderna, que esta corrompida e influenciada por satanás que por sua vez não tem poupado suas armas infernais atacando por todos os lados a família desde a sua formação até a sua manutenção.

 

Salientaremos enfaticamente os seguintes assuntos:

 

1) CASAMENTO; UMA INSTITUIÇÃO DIVINA E IMUTÁVEL.

 

2) BENÇÃOS ADVINDAS DA UNIÃO CONJUGAL BIBLIOCÊNTRICA.

  

3)RESPONSABILIDADES DO HOMEM NO CASAMENTO.

  

4)RESPONSABILIDADES DA MULHER NO CASAMENTO.

  

5)RESPONSABILIDADES MÚTUAS NO CASAMENTO.

 

1) CASAMENTO: UMA INSTITUIÇÃO DIVINA E IMUTÁVEL.

 

Considerando o modus vivendi da sociedade pós – moderna; que devido as permissividades e adequações legais que favorecem variados tipos de uniões estáveis; é importante destacar que mesmo assim estaremos no sentido bíblico,ético e moral demonstrando o padrão divino para a família.

Infelizmente a sociedade mundial, até mesmo os países que possuem raízes cristãs já se adequaram e estão se dobrando aos apelos desenfreados do homossexualismo que de modo crescente e avassalador tem aglutinando em torno de si dia após dia mais e mais adeptos.

 

Evidencia-se de modo clarificado o cumprimento da palavra de DEUS.

 

*I Timóteo 4:1) - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

(I Timóteo 4:2) - Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.

*II Timóteo 3:1) - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

(II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

((IITimóteo 3:4)- Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

(II Timóteo 3:5) - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.  

*(Romanos 1:18) - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

*Romanos 1:19) - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

(Romanos 1:20) - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

(Romanos 1:21) - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

(Romanos 1:22) - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

(Romanos 1:23) - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

(Romanos 1:24) - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

(Romanos 1:25) - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

(Romanos 1:26) - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

(Romanos 1:27) - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

(Romanos 1:28) - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

(Romanos 1:29) - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

(Romanos 1:30) - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

(Romanos 1:31) - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

(Romanos 1:32) - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

 

Nestes textos a Bíblia esta falando–nos de permissividade de costume que significa que num dado momento, num período da existência da raça humana haveria um afrouxamento das restrições das normas prescritas ou subentendida moral, ética e socialmente de comportamentos sociais relativos ás relações sexuais, familiares, profissionais, ás atitudes em público e em que se configura a incostitucionalização de novos padrões comportamentais. Dai surgem às necessidades de adequações das leis; por esta razão EUA, INGLATERRA, ESPANHA, HOLANDA, CANADÁ, BRASIL entre outros estão legalizando uma nova forma de casamentos.

Isso torna a maneira de viver dos homens contrário a Bíblia Sagrada; e nós como cristãos que somos; devemos ficar com BIBLIA SAGRADA; POR QUÊ?

 

1) É PALAVRA DE DEUS. Deus não erra; logo a sua palavra é inerrante.

*Provérbios 30:5) - Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

(Provérbios 30:6) - Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

*I Timóteo 4:9) - Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.

 

2) DEUS É IMUTÁVEL E SUA PALAVRA TAMBÉM O É.

*Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

*Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

*Mateus 24:35) - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

 

** O CASAMENTO INSTITUÍDO POR DEUS.

*Gênesis 2:18) - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

(Gênesis 2:19) - Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

(Gênesis 2:20) - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

(Gênesis 2:21) - Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

(Gênesis 2:22) - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Gênesis 2:23) - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

(Gênesis 2:25) - E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

 

**CARACTERÍSTICAS DO CASAMENTO BÍBLICO:

 

1) É HETEROSSEXUAL: Composto por pessoas de sexo oposto.

*Gênesis 2:22) - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

 

Todo e qualquer outro tipo de união conjugal se não for heterossexual; estará plenamente fora dos parâmetros divinos.

 

2) É UMA UNIDADE COMPOSTA.

*Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

O casamento não pode ser; poligâmico (um homem e duas mulheres); poliândrico (uma mulher e dois homens) e sim monogâmico (um homem e uma mulher).

 

O casamento para ser restritamente Bíblico precisa ser um ato de renuncia. (deixar voluntariamente, abrir mão de algo ou alguém); para se unir-se a pessoa amada.

 

1° "Portanto deixará o homem o seu pai e sua mãe"; para que o casamento floresça há a necessidade de um "deixar", ou seja, a ruptura do "cordão umbilical" o casal precisa estar apto e amadurecido para romper os laços de dependência emocional de seus pais.

 

2° "E apegar-se-á à sua mulher". A palavra apegar significa cimentar; solidificar, isso indica a natureza permanente do casamento; onde as duas pessoas são coladas, apegadas, solidificadas, cimentadas uma a outra.

 

3°"Serão ambos uma só carne" Ser um com outro significa estar em KOINONIA isto sugere, entrelaçamento, entranhamento, coadunação, inteiração, entendimento; sentir o mesmo em todos os âmbitos da vida a dois.

Em suma concluímos que "1°- deixar, 2°- apegar, 3°- coadunar" Eleva o casamento a uma condição de impenetrabilidade.

Portanto sendo assim o casamento deve ser mantido sem a interferência dos que estão de fora.

 

3) É UMA INSTITUIÇÃO PARTICIPATIVA CONSCIENTE.

 

*Gênesis 2:23) - E disse Adão:(Quem se casa deve ter o senso da responsabilidade) Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

 

4) É IRREVOGÁVEL:

 

Os padrões da sociedade moderna e seus ditames não servem para os cristãos; as pessoas já se casam com o pensamento de se separarem caso aconteçam problemas difíceis ou caso apareça outra pessoa "mais bonita e atraente" e sempre estão predispostas  se separarem frente as vicissitudes da vida.

Uma vez casado; casado pra sempre!  

Vale a pena analisar os textos Bíblicos despojando - nos de nossos conceitos pré-formulados mediante as ações costumais da sociedade distante da palavra de Deus, ainda que tenhamos uma visão ou até mesmo uma concepção ou uma opinião particular; o que vale é exatamente o que as escrituras dizem e como se aplica em nossa vida.

Até mesmo eu poderia segundo a minha opinião dizer alguma coisa diferente da Bíblia,porém estamos diante da Palavra de Deus e temos que diante dela nos prostrar.

 

*Romanos 7:1) - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

(Romanos 7:2) - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

(Romanos 7:3) - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

*(Marcos 10:2) - E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar(rejeitar legalmente a esposa;divorciar)a sua mulher?

(Marcos 10:3) - Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?

(Marcos 10:4) - E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.

(Marcos 10:5) - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;

(Marcos 10:6) - Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.

(Marcos 10:7) - Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,

(Marcos 10:8) - E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.

 (Marcos 10:10) - E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.

(Marcos 10:11) - E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.

(Marcos 10:12) - E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.  

(Marcos 10:9) - Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.  

  

2) BENÇÃOS ADVINDAS DA UNIÃO CONJUGAL BÍBLICA.

 

*(Gênesis 1:27) - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

(Gênesis 1:28) - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

(Gênesis 1:29) - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

(Gênesis 1:30) - E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

 

A partir do momento em que um casal se enlaça matrimonialmente segundo os moldes da palavra de DEUS; um novo fluxo de benção até então inexistente na vida dos cônjuges é plenamente estabelecido; então o casal começa a viver em uma dimensão específica e diferenciada invólucros em uma atmosfera de benesses.

A benção de DEUS só é para os realmente casados; o concubinato (união livre, mancebia, é a união entre o homem e a mulher, sem casamento, mas que lhes dê aparência de casados) não garante a benção de DEUS porque tal tipo de união constitui-se em adultério o que é severamente proibido nas sagradas escrituras.

 

*(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

 

Existe uma quantidade de pessoas que são fies a DEUS e são freqüentadores das reuniões cristãs e observam todas as doutrinas e ordenanças da Igreja, porém estão vivendo em concubinato; tais casais em tal situação devem rapidamente se ajeitar para que se livrem do adultério.

 

*(I Corintios 6:9) - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.

 

*(Hebreus 13:4) - Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

 

Conforme relatamos no inicio desta dissertação estamos no auge da permissividade de costume; a sociedade já julga desnecessário um casal se entrelaçarem matrimonialmente segundo a lei a palavra de DEUS, mas nós que somos cristãos devemos considerar que a pratica mundana é contraria ao nosso modo de vida.

 

*(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

 

(Tiago 4:5) - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

 

Deus criou o homem e posteriormente a mulher; e depois de efetivado, constituído e celebrado o primeiro casamento "Deus os abençoou".

 

*(Gênesis 1:27) - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

(Gênesis 1:28) - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

 

Quando o homem respeita esta instituição divina demonstra temor (Sentimento consciente de reverencia e respeito) a DEUS e a sua palavra e por isso este tal é poderosamente abençoado.

 

 *(Salmos 128:1) - BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

(Salmos 128:2) - Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

(Salmos 128:3) - A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

(Salmos 128:4) - Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

(Salmos 128:5) - O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

(Salmos 128:6) - E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

*(Provérbios 10:22) - A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

 

As bênçãos de Deus são para os que obedecem a sua palavra.

 

* (Provérbios 5:7) - Agora, pois filhos; dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.

 (Provérbios 5:9) - Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues aos cruéis os teus anos de vida;

(Provérbios 5:10) - Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia;

(Provérbios 5:11) - E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo.

(Provérbios 5:12) - E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!

(Provérbios 5:13) - E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!

(Provérbios 5:14) - No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal.

(Provérbios 5:15) - Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.

(Provérbios 5:16) - Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?

(Provérbios 5:17) - Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.

(Provérbios 5:18) - Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

 

3)RESPONSABILIDADES DO HOMEM NO CASAMENTO.

 

Numa união cada cônjuge deve saber e executar com correção as suas responsabilidades; por falta de observarem e desempenharem as funções vitais para subsistência matrimonial, muitos casais tem fracassado.

 Neste momento observaremos de forma clarificada e escriturísticas as funções específicas do homem na relação conjugal.

 

 1) O HOMEM É O CABEÇA DO LAR.

 

*(Gênesis 2:19) - Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

(Gênesis 2:20) - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

 

1°- Quando Deus criou todas as coisas ele se procedeu assim:

 

DEUS Formou todas as coisas e as trouxe a Adão.

 

*(Gênesis 2:19) - Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

 

Deus colocou o homem como mordomo sobre todas as coisas; ainda hoje existe um costume entre os povos mais antigos inclusive os judeus que aquele que coloca o nome tem responsabilidades sobre o tal; Adão deu nome a tudo inclusive a mulher.

 

*(Gênesis 3:20) - E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Sendo assim concluímos que o homem é responsável maior dentro do lar ele o cabeça do lar; mas como entendermos biblicamente o porquê o homem tem esta responsabilidade?

 

2°- Quando Deus formou o homem do pó da terra ele dissera:

 

*(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

 

Neste texto precisamos analisar dois termos no original hebraico, T'selem e D'Muth para imagem e semelhança; ambos possuem o mesmo significado: 'Alguém que nos represente ética, moral e espiritualmente'.

 

Em outras palavras quando Deus disse façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança ele estava dizendo: "Façamos um representante" e como representante o homem fora dotado de autoridade para tal.

 

*(I Corintios 11:3) - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

 

Cônscios desta verdade escriturística, de que o homem é o cabeça do lar e como responsável maior ele possui algumas responsabilidades específicas como SACERDOTE, PROFETA E REI.

 

** AS FUNÇÕES DO HOMEM COMO SACERDOTE DO LAR.

 

1) INTERCEDER.

 

A principal função do sacerdote era pleitear junto a Deus as causas dos homens.

 

*(Hebreus 5:1) - PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados.

 

O homem deve ser o maior intercessor a Deus por sua família, pois ele mais do que ninguém sabe as necessidades da família que esta sob sua responsabilidade.

 

O homem da casa deve seguir o exemplo de Jó.

 

*(Jó 1:1) - HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

(Jó 1:2) - E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

 (Jó 1:4) - E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

(Jó 1:5) - Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

 

2) ENSINAR.

 

*(Esdras 7:10) - Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

 

*(Neemias 8:2) - E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

(Neemias 8:5) - E Esdras abriu o livro perante a vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

 

*(Provérbios 22:6)Ensina o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

 

3) ABENÇOAR.

 

*(Números 6:22) - E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

(Números 6:23) - Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:

(Números 6:24) - O SENHOR te abençoe e te guarde;

(Números 6:25) - O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

(Números 6:26) - O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

 (Números 6:27) - Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.

 

**FUNÇÕES DO HOMEM COMO PROFETA DO LAR.

 

1) TORNAR CONHECIDA A VONTADE DE DEUS.

 

Todo profeta é instituído por Deus para falar em nome do Senhor.

*(Isaías 43:1) - MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

(Isaías 43:2) - Quando passares pelas águas, estarei contigo; e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

 

*(Ezequiel 37:4) - Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.

(Ezequiel 37:5) - Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

 

2) SER O ATALAIA.

 

A função do atalaia era estar na torre de vigia;atento pronto para tocar a buzina caso visse algum perigo rondando a cidade.

 

*(Ezequiel 3:16) - E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do SENHOR a mim, dizendo:

(Ezequiel 3:17) - Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

*(Ezequiel 33:6) - Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.

 

**FUNÇÕES DO HOMEM COMO REI DO LAR.

 

1) PROVER.

 

A responsabilidade de provisão do lar repousa sobre os ombros do homem.

(II Corintios 12:14) - Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.

*(Provérbios 19:14) - A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.

 

2) GOVERNAR. Reger, exercer autoridade, administrar.

 

*(Provérbios 31:3) - Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis.( os governos ou administração)

O governo da casa é de suma importância para estabilidade familiar.

*(I Timóteo 3:4) - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

 (I Timóteo 3:12) - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

 

Exemplos negativos;

Eli:

*(I Samuel 3:12) - Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.

(I Samuel 3:13) - Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

 

Samuel:

*(I Samuel 8:1) - E SUCEDEU que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.

(I Samuel 8:2) - E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.

(I Samuel 8:3) - Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

 

O homem nunca deve se esquecer que no cumprimento de suas responsabilidades devera tratar sua mulher sempre como vaso, mas frágil honrando-a.

*(I Pedro 3:7) - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

 

*(Provérbios 20:6) - A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?

 

4)RESPONSABILIDADES DA MULHER NO CASAMENTO.

 

Gostaria de salientar o que a bíblia diz sobre verdadeira mulher, a esposa ideal.

*(Provérbios 19:14) – "..Do SENHOR vem a esposa prudente".

 A mulher deve ser acima de tudo prudente. Qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano, agindo sempre com sensatez e equilíbrio.

* (Provérbios 31:10) - Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

*(Provérbios 12:4) - A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.

Virtude: Disposição firme e constante para a prática do bem.

 

*(Efésios 5:22) - Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;

(Efésios 5:23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

(Efésios 5:24) - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos.

Submissão: Ato ou efeito de submeter-se a uma autoridade; neste cosa em especial voluntariamente.

 

*(Tito 2:3) - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

(Tito 2:4) - Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

(Tito 2:5) - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

*(Provérbios 31:11) - O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Séria: Que denota gravidade, sobriedade, diligente, austeridade, confiável.

 

*(Colossenses 3:18) - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

Obediência e sujeição acertada.

 

*(Provérbios 31:26) - Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.

 

*(Provérbios 31:27) - Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

*(I Corintios 7:10) - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

 

TIPOS DE ESPOSAS:

*feminista. *passiva. *insubmissa. *vaidosa. *agressiva. *relaxada.

Todos estes tipos de esposas não podem ser a esposa ideal.

 

5)RESPONSABILIDADES MÚTUAS NO CASAMENTO.

 

Neste tópico em particular falaremos sobre as coisas que devem ser evitadas, afim de que o relacionamento conjugal e acima de tudo a família seja preservada nos moldes divinos.

 

1) AS EROPATIAS DEVEM SER EVITADAS.

São as perversões sexuais sem as quais não há satisfação aos cônjuges ou a um deles, isto precisa ser tratado espiritual, psíquico ou patologicamente.

 

*(Hebreus 13:4) - Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

 

2) A SUBLIMAÇÃO DEVE SER EVITADA.

É a transferência inconsciente e exagerada de energia mental e física e também de tempo na execução de atividades pessoais prediletas em prejuízo a família.

 

*(I Corintios 7:3) - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

(I Corintios 7:4) - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

(I Corintios 7:5) - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 

 

3) O DESGASTE AFETIVO E AMOROSO DEVEM SER EVITADOS.

 

Atenção: O amor que traz os cônjuges ao altar pode acabar! Por isso existe uma necessidade de manutenção.

 

 O amor é um fogo.

 

*(Cânticos 8:7) - As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

*(Provérbios 26:20) - Sem lenha, o fogo se apagará...

 

4) TODO E QUALQUER TIPO DE ESGOISMO DEVE SER EVITADO.

 

Ninguém que se casa para ser feliz; consegue ser feliz com alguém, mas todo aquele que abre mãos de sua felicidade na finalidade de fazer alguém feliz, encontrará a felicidade ao lado de alguém.

 

*(Filipenses 2:4) - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é do outro.

 

É dando que se recebe!

 

*(Lucas 6:38) - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

 

4) TODA OMISSÃO DEVE SER EVITADA NA CORREÇÃO E DISCIPLINA DOS FILHOS.

 

*(Efésios 6:4) - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

 

*(Oséias 4:6) - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

 

*(Provérbios 22:15) - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.

 

*(Provérbios 23:13) - Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.

 

*(Deuteronômio 4:9) - Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.

 

MENSAGENS CHAMA VIVA - JOSIAS PEREIRA