Lição 12

 

Texto Áureo

 

“Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito.” (Gênesis 48:14 RA)

 

“Jacó estendeu os braços e cruzou-os, pondo a mão direita sobre a cabeça de Efraim, embora fosse o mais moço, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, que era o mais velho.” (Gênesis 48:14 NTLH)

 

“Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés [era] o primogênito.” (Gênesis 48:14 RC)

 

“Estendendo Israel a mão direita, pô-la sobre a cabeça de Efraim que era o menor; e a mão esquerda pôs sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente; pois Manassés era o primogênito.” (Gênesis 48:14 TB)

 

“Israel extendió su mano derecha y la puso sobre la cabeza de Efraín, que era el menor, y su mano izquierda sobre la cabeza de Manasés, colocando así sus manos adrede, aunque Manasés era el primogénito.” (Génesis 48:14 RVR95)

 

“And Israel stretched out his right hand and laid it upon Ephraim’s head, who was the younger, and his left hand upon Manasseh’s head, guiding his hands wittingly; for Manasseh was the firstborn.” (Genesis 48:14 KJ21)

 

“E Israele stese la sua mano destra e la posò sul capo di Efraim, che era il più giovane, e posò la sua mano sinistra sul capo di Manasse, incrociando le mani; perché Manasse era il primogenito.” (Genesi 48:14 NRV)

 

“mais Israël étendit sa main droite, et la posa sur la tête de d’Ephraïm (or il était le plus jeune), et sa main gauche sur la tête de Manassé, plaçant ainsi ses mains à dessein, car Manassé était le premier-né.” (Genèse 48:14 DRB)

 

qui extendens manum dextram posuit super caput Ephraim iunioris fratris sinistram autem super caput Manasse qui maior natu erat commutans manus” (Genesis 48:14 VULGATE)

 

Texto de Referência

 

RC

 

“3  E Jacó disse a José: O Deus Todo-poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, 4  e me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e te porei por multidão de povos, e darei esta terra à tua semente depois de ti, em possessão perpétua.” (Gênesis 48:3-4 RC)

 

 “13  E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. 14  Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés [era] o primogênito.” (Gênesis 48:13-14 RC)

 

 “18  E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este [é] o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. 19  Mas seu pai [o] recusou e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo e também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações.” (Gênesis 48:18-19 RC)

 

NTLH

 

“3  Aí disse a José: —O Deus Todo-Poderoso me apareceu na cidade de Luz, lá na terra de Canaã, e me abençoou. 4  Ele me disse: “Eu farei com que você tenha muitos filhos, e os seus descendentes formarão muitas nações. Eu darei esta terra aos seus descendentes para ser propriedade deles para sempre.”” (Gênesis 48:3-4 NTLH)

 

 “13  Em seguida pegou Efraim com a mão direita e Manassés com a mão esquerda e fez com que ficassem perto de Jacó. Dessa maneira Efraim ficou do lado esquerdo de Jacó, e Manassés, do seu lado direito. 14  Jacó estendeu os braços e cruzou-os, pondo a mão direita sobre a cabeça de Efraim, embora fosse o mais moço, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, que era o mais velho.” (Gênesis 48:13-14 NTLH)

 

 “18  E explicou: —Não, pai; assim não. Este aqui é o filho mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele. 19  Mas Jacó não quis e disse: —Eu sei, filho, eu sei. Os descendentes de Manassés também serão um grande povo. Mas o irmão mais moço será mais importante do que ele, e os seus descendentes formarão muitas nações.” (Gênesis 48:18-19 NTLH)

 

HEBRAICO

 

3 ויאמר יעקב אל־יוסף אל שדי נראה־אלי בלוז בארץ כנען ויברך אתי׃

4 ויאמר אלי הנני מפרך והרביתך ונתתיך לקהל עמים ונתתי את־הארץ הזאת לזרעך אחריך אחזת עולם׃

13 ויקח יוסף את־שניהם* את־אפרים בימינו משמאל ישראל ואת־מנשה בשמאלו מימין ישראל ויגש אליו׃

14 וישלח ישראל את־ימינו וישת על־ראש אפרים והוא הצעיר ואת־שמאלו על־ראש מנשה שכל את־ידיו כי מנשה הבכור׃

18 ויאמר יוסף אל־אביו לא־כן אבי כי־זה הבכר שים ימינך על־ראשו׃

19 וימאן אביו ויאמר ידעתי בני ידעתי גם־הוא יהיה־לעם וגם־הוא יגדל ואולם אחיו הקטן יגדל ממנו וזרעו יהיה מלא־הגוים׃

 

Leituras Complementares

 

“1 ¶ E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2  Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 3  E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos [e] para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.” (1 Reis 2:1-3 RC)

 

 “13  E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. 14  Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés [era] o primogênito. 15  E abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia,” (Gênesis 48:13-15 RC)

 

 “25  E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. 26  E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 27  Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” (Gênesis 9:25-27 RC)

 

 “1 ¶ Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 3  para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4  E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:1-4 RC)

 

 “20  Assim, os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, dizendo: Deus te ponha como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés. 21  Depois, disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco e vos fará tornar à terra de vossos pais. 22  E eu te tenho dado a ti um pedaço de terra mais que a teus irmãos, o qual tomei com a minha espada e com o meu arco da mão dos amorreus.” (Gênesis 48:20-22 RC)

 

 “Eis aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco e não vos serei pesado; pois que não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.” (2 Coríntios 12:14 RC)

 

Introdução

 

1.

 

“3  E Jacó disse a José: O Deus Todo-poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, 4  e me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e te porei por multidão de povos, e darei esta terra à tua semente depois de ti, em possessão perpétua. 5  Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, [são] meus; Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão. 6  Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança. 7  Vindo, pois, eu de Padã, me morreu Raquel na terra de Canaã, no caminho, quando ainda [ficava um pequeno] espaço de terra para vir a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que [é] Belém. 8 ¶ E Israel viu os filhos de José e disse: Quem [são] estes? 9  E José disse a seu pai: Eles [são] meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. 10  Os olhos, porém, de Israel eram carregados de velhice, já não podia ver bem; e fê-los chegar a ele, e beijou-os e abraçou-os. 11  E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver a tua semente também. 12  Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face. 13  E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.” (Gênesis 48:3-13 RC)

 

1.1

 

“E Jacó disse a José: O Deus Todo-poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou,” (Gênesis 48:3 RC)

 

 “e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.” (Mateus 3:9 RC)

 

 “Quem [é] este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.” (Salmos 24:8 RC)

 

 “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado, tornarei a ti por [este] tempo da vida, e Sara terá um filho.” (Gênesis 18:14 RC)

 

 “Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhosa [demais] coisa alguma.” (Jeremias 32:17 RC)

 

 “Eis que eu [sou] o SENHOR, o Deus de toda a carne. Acaso, seria qualquer coisa maravilhosa [demais] para mim?” (Jeremias 32:27 RC)

 

 “em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,” (Tito 1:2 RC)

 

 “se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2:13 RC)

 

 “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.” (Tiago 1:13 RC)

 

1.2

 

“E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.” (Gênesis 48:13 RC)

 

 “Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, [são] meus; Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão.” (Gênesis 48:5 RC)

 

 “1 ¶ Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (porque ele [era] o primogênito, mas, porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; para assim não ser contado na genealogia da primogenitura. 2  Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos, e dele [provém] o príncipe; porém a primogenitura foi de José),” (1 Crônicas 5:1-2 RC)

 

1.3

 

“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo [nelas,] e abraçando-[as,] confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11:13 RC)

 

 “Mas o que profetiza fala aos homens [para] edificação, exortação e consolação.” (1 Coríntios 14:3 RC)

 

 “24  Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 25  Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o [seu] rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1 Coríntios 14:24-25 RC)

 

 “Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.” (Atos 15:32 RC)

 

2.

 

2.1

 

“Então, estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, [é] aquele que apanhou a caça e [ma] trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o; também será bendito.” (Gênesis 27:33 RC)

 

2.2

 

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis [são] os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33 RC)

 

 “Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, [são] meus; Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão.” (Gênesis 48:5 RC)

 

 “Os teus olhos viram o meu [corpo] ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas [havia.]” (Salmos 139:16 RC)

 

 “Visto que os seus dias [estão] determinados, contigo [está] o número dos seus meses; [e] tu lhe puseste limites, e não passará além [deles.]” (Jó 14:5 RC)

 

 “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça,” (Gálatas 1:15 RC)

 

 “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1:5 RC)

 

 “porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (Atos 17:28 RC)

 

2.3

 

“E Israel viu os filhos de José e disse: Quem [são] estes?” (Gênesis 48:8 RC)

 

 “25  Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades; 26  porquanto tinha muitas saudades de vós todos e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. 27  E, de fato, esteve doente e quase à morte, mas Deus se apiedou dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.” (Filipenses 2:25-27 RC)

 

3.

 

“Então, José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face.” (Gênesis 48:12 RC)

 

3.1

 

“Porque, assim [como] os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9 RC)

 

 “1 ¶ Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. 4 ¶ Não [são] assim os ímpios; mas [são] como a moinha que o vento espalha. 5  Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6  Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmos 1:1-6 RC)

 

 “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR [é] provada; [é] um escudo para todos os que nele confiam.” (Salmos 18:30 RC)

 

 “Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos,” (Salmos 9:11 RC)

 

 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26 RC)

 

 “E, havendo dito isso, assoprou [sobre eles] e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20:22 RC)

 

 “De tudo o que se tem ouvido, o fim [é:] Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este [é o dever de] todo homem.” (Eclesiastes 12:13 RC)

 

 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32 RC)

 

 “16 ¶ Não sabeis vós que sois o templo de Deus e [que] o Espírito de Deus habita em vós? 17  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 18 ¶ Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.” (1 Coríntios 3:16-18 RC)

 

3.2

 

“E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este [é] o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.” (Gênesis 48:18 RC)

 

 “Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés [era] o primogênito.” (Gênesis 48:14 RC)

 

 “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu [sou] o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17:1 RC)

 

 “E abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia,” (Gênesis 48:15 RC)

 

“o Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes; e seja chamado neles o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.” (Gênesis 48:16 RC)

 

3.3

 

“19  Mas seu pai [o] recusou e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo e também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações. 20  Assim, os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, dizendo: Deus te ponha como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.” (Gênesis 48:19-20 RC)

 

 “Amai ao SENHOR, vós todos os que sois seus santos; [porque] o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos.” (Salmos 31:23 RC)

 

 “Temei ao SENHOR, [vós] os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem.” (Salmos 34:9 RC)

 

Conclusão